Em 2001, um grupo de cidadãos constatou que a força política dirigente da Junta de Freguesia não tinha uma oposição que fosse capaz de sair do “politicamente correcto”, nem de contestar com energia e em prol da população a prática absolutista cada vez mais acentuada do Executivo.
Surgiu por isso, em alternativa aos partidos existentes, a Lista de Independentes de Pechão (L.I.P.) cujos objectivos eram claros:
- Fazer propostas que melhorassem a qualidade de vida dos Pechanenses.
- Defender os interesses de toda a população, especialmente daquela que para o Executivo só é gente em tempo de eleições.
- Denunciar e combater actos considerados pouco claros e incorrectos praticados pelo Executivo da Junta de Freguesia.
Os objectivos da L.I.P. foram parcialmente conseguidos e sabemos que muito foi feito devido à pressão exercida e que muito foi evitado porque a acção fiscalizadora da L.I.P. a isso obrigou.
Este foi um ciclo que terminou e um novo ciclo vai começar!
Com o aparecimento do Bloco de Esquerda como força política organizada no Município de Olhão surgiu a oportunidade de unir forças, e aqueles cujos objectivos são em muito coincidentes com os do Bloco de Esquerda decidiram formar uma equipa mais jovem, mais irreverente e disposta a ser uma alternativa válida a uma Lista do Partido Socialista que não se renova, que não cumpre com os programas apresentados e cujo objectivo principal é manter-se no poder.
Os candidatos da Lista do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Pechão comprometem-se:
- A cumprir o programa eleitoral apresentado à população, garantindo a autonomia na defesa do mesmo.
- A exercer um mandato em luta pelo rigor e transparência em todos os âmbitos da vida autárquica.
- A defender intransigentemente o interesse público em todas as deliberações e no debate político em geral.
- A lutar pela propriedade pública da água e energia.
- A denunciar e combater todo o tipo de desigualdades, de discriminações, de injustiças, de clientelismo, a predação do território, e o favorecimento da especulação imobiliária.
Candidatamo-nos porque queremos um Pechão mais solidário, mais seguro, mais limpo, mais estruturado e porque queremos FAZER BEM E PARA TODOS!