Lista

Lista
Mónica Charneca, Leónia Norte e Helder Raminhos

domingo, 17 de janeiro de 2010

ENCERRAMENTO DA FARMÁCIA EM PECHÃO?


O Bloco de Esquerda, sempre atento na defesa dos interesses da população da nossa Freguesia, decidiu intervir no processo cujo objectivo é a transferência da Farmácia de Pechão para o Centro Comercial Ria Shopping.
Por carta remetida, no dia 15 de Janeiro de 2010, ao INFARMED, fizemos uma exposição da situação e solicitámos que tal transferência não fosse autorizada, sem que, previamente, ficasse assegurada a continuidade da farmácia em Pechão.
Outras acções se seguirão, pois estranhamos o silêncio de quem, aquando da inauguração da farmácia, fez crer à população que a abertura da mesma tinha sido resultado de grande influência dos órgãos políticos da nossa Freguesia.
Não queremos assim que este actual silêncio prejudique a população!






Exmo. Senhor
Presidente do Conselho de Administração do
INFARMED



Data: Pechão, 15 de Janeiro de 2010
Assunto: Encerramento de farmácia em Pechão


Leónia Gonçalves Gramacho Norte, contribuinte fiscal nº 221087672, residente na Rua 25 de Abril, nº 16, em Pechão, na qualidade de cidadã e de Membro da Assembleia de Freguesia de Pechão, vem, mui respeitosamente, expor e solicitar a V. Exa. o seguinte:

Pechão é uma pequena freguesia rural, com cerca de 4.000 habitantes, cujo centro fica situado a quase 5 Km do centro da sede do concelho, Olhão, sendo a população residente, na sua grande maioria, composta por idosos e reformados.
Os transportes públicos existentes para Olhão são escassos, pois apenas existem duas carreiras diárias (8h25/13h15) capazes de servir a população que pretenda deslocar-se a Olhão e regressar no mesmo dia.
Existe na aldeia um posto médico onde, diariamente, são prestadas consultas, e cujos utentes são principalmente pessoas idosas.
Em Janeiro de 2004, foi inaugurada uma farmácia (Farmácia de Pechão) cuja abertura foi vista, por toda a população, como um grande benefício para a freguesia, mas especialmente para aqueles que quer pelos seus fracos recursos económicos, quer pela dificuldade de deslocação à cidade, tal foi sentido como um verdadeiro marco histórico.
As entidades oficiais presentes nessa inauguração saudaram, rejubilaram e salientaram o grande apoio que esta farmácia iria prestar à população, uma vez que as dificuldades de deslocação a Olhão para comprar medicamentos ficariam assim resolvidas.
Contudo, foi agora com grande surpresa que a população teve conhecimento da intenção do seu encerramento, pois nada aponta para dificuldades comerciais visto que quase sempre se vê clientes no seu interior, sendo que estão dois e, por vezes, três funcionários ao balcão.
Informalmente, teve-se conhecimento que a intenção da gerência é transferir esta farmácia para o centro comercial Ria Shopping, que fica situado a menos de 50 mts. do Centro de Saúde Olhão. Ora, não se torna, assim, difícil presumir que o único objectivo desta transferência será o aumento das vendas, o que, diga-se, é compreensível do ponto de vista meramente económico, mas que, do ponto de vista humanitário, se torna inconcebível, deitando por terra todos os discursos proferidos aquando da sua inauguração e todos os benefícios entretanto sentidos pela população.
É desejo de todo o povo português, e crê-se que também do INFARMED, que haja uma boa cobertura nacional de farmácias, contudo a verdade é que a menos de 300 mts. do centro comercial Ria Shopping, para onde se pretende transferir esta farmácia, já existe uma outra farmácia (“Nobre Sousa”) e a pouco mais de 800 mts. existem outras duas (“Olhanense” e “Brito”).
É por isto que, em meu nome, e, certamente em nome da população de Pechão que maiores benefícios sentiu com a abertura desta farmácia, entendo que não se justifica o encerramento da mesma e a sua deslocação para Olhão, deixando assim muita da população de Pechão novamente à mercê dos poucos transportes públicos existentes ou de pessoas que, por bondade e humanidade, prestam o favor de comprar-lhes os medicamentos em Olhão.

Assim sendo, solicito a V. Exa. que seja tida em consideração o ora exposto e que, se possível, não seja autorizada a abertura da farmácia no Ria Shopping sem que, previamente, fique assegurada a manutenção e continuidade dos serviços prestados pela Farmácia de Pechão, em Pechão.

Com os meus melhores cumprimentos,
Atenciosamente,

(Leónia Norte)

Sem comentários:

Enviar um comentário